terça-feira, 3 de maio de 2011

05 de janeiro de 2011. Um ultra-som pra lá de especial

Entre 12 e 14 semanas de gestação, as grávidas devem fazer um ultra-som chamado translucência nucal, que detecta possíveis anomalias cromossômicas como a síndrome de Down. Como nós estaríamos em São Paulo, pedi para um médico de Rio Grande deixar a guia de exame pronto para fazermos lá.
No dia 05 de janeiro de 2011, papai, você e eu fomos lá fazer o exame no Delboni. Chegando lá, a recepcionista nos disse que a guia do exame pedia apenas um ultra-som simples e não o de TN. Este precisaria ser especificado pelo médico. Já no exame, o médico do USG, explicou para gente que a diferença entre um USG normal e um de TN é o laudo. O laudo dá a probabilidade dos possíveis problemas cromossômicos, e o outro só mede o tamanho do embrião e o tempo de gestação.
Mas ele disse extra oficialmente que você provavelmente é uma menina. (Antes de dizer o sexo, nos fez prometer que não sairíamos correndo comprando o enxoval, pois era apenas uma forte possibilidade e não uma certeza) e que apesar de não ter o laudo, você não aparenta nenhuma anomalia, mas sugeriu que fizéssemos uma USG de TN.
Disse que você se mexe bastante, que está muito bem, tem 67mm e deve ter por volta de 13 semanas e 5 dias. Ou seja, 11 dias de diferença para mais do primeira USG e 04 dias de diferença para mais da DUM (dia da última menstruação)
Assim que o exame terminou, papai e eu conversamos e decidimos correr atrás para fazer o USG de TN, apesar de, teoricamente, termos apenas 01 dia para conseguir marcar um médico e o exame, pois conforme a conclusão dessa ultra-sonografia, a TN deveria ser feita num prazo de 13 semanas e 06 dias.
Chegamos na casa da vovó Beth, começamos a ligar para todos os obstetras do caderninho do plano de saúde. Só que muitos estavam de férias e outros só tinham horário para depois de duas semanas.
Claro que a gente ficou preocupado, chateado, mas independente se iríamos conseguir fazer o exame e qualquer que fosse o resultado, a gente já te amava e isso era o suficiente.
Mas eis que o papai conseguiu marcar um médico na avenida Paulista para segunda-feira, dia 10 de janeiro. Não era a data ideal, mas mesmo assim ficamos mais tranqüilos.